terça-feira, 19 de março de 2019

19 DE MARÇO - DIA DO PAI


AO MEU PAI
(poema alterado)
Dezanove de Março, dia do Pai.
Falar do meu, que já partiu,
É um embaraço, um dilema.
Mas em sua memória aqui vai,
Este sentido e simples poema.


Pai, eu sou o resultado
De um acto de amor,
Que aconteceu.
E do qual resultou,
Ter nascido eu.


Nunca te dei nada, querido pai,
Excepto cuidados e alegrias.
Mas trago-te no meu coração,
As horas todas, de todos os dias,
Que já passaram, e dos que virão.


De ti guardo úteis conselhos,
Que me guiaram toda a vida:
Um homem, para ser homem a valer,
Deve andar de cara descobert;
Cumprir a palavra dada;
Pagar o prometido na hora certa;
Não roubar nada a ninguém;
Não dar o passo maior que a perna;
E exigir para si, como faz a outrem.


Garanto-te, também,
Que se assim proceder,
Tudo lhe vai correr bem,
E nada de mal lhe vai acontecer.


Obrigado, meu querido pai,
Porque para mim o teu dia
É, e será sempre,
O dia de uma outra mãe.
O dia de uma outra mãe,
Sem útero nem placenta.
Mas que aos filhos quer bem,
E com amor os alimenta.
João de Deus Rodrigues

In Livro “O clamor dos campos” – Edições Colibri

Sem comentários:

Enviar um comentário