sexta-feira, 5 de outubro de 2018

HOMENAGEM AOS PROFESSORES


A primeira aula


Já pairava no ar o cheiro a vinho mosto,
O dia solarengo, recordo-o bem.
De sacola ao ombro, sorriso no rosto,
Sou entregue ao Mestre pela minha mãe:

Senhor Calijão, faça favor.
Olá João, seu mariola,
Entra, e trás a sacola.

Mãe, o senhor sabe o meu nome,
E só me viu agora...

Voou o tempo, ao som da minha lousa,
Ao ritmo do lápis a gatafunhar.
E em frente ao velho portão, carcomido,
Saltitando desprendido, gritei:

Minha mãe,
Vem ver o que aprendi a fazer!
Mostra meu filho, deixa-me ver.
Oh!, que bonito, tu já sabes escrever.

E logo dois braços abertos,
De encontro ao meu coração.
E duas lágrimas rolaram,
Na minha primeira lição.

             João de Deus Rodrigues
In Livro “O clamor dos campos” – Edições  Colibri

Sem comentários:

Enviar um comentário