sábado, 19 de outubro de 2019

O Pão da Minha Mãe


O Pão da Minha Mãe



Mãe,
Do pão que eu mais gostei, 
Foi do teu, feito da farinha
Que peneiravas na peneira,
E cozias no forno,
Junto da lareira,
Com a côdea sem adorno.
Que me sabia bem, tão bem,
Quando o comia,
Contente e a saltitar,
De braços abertos,
Para te abraçar.

E sabes por quê, minha mãe?
Porque tu misturavas nele,
A mística do teu saber.
Na forma circular e na maneira
Como rezavas diante do forno,
Aquecido com ramos de oliveira,
E o temperavas com sal marinho,
Antes de o adormeceres na masseira.

(Esse pão, minha Mãe,
ficou gravado no meu peito menino,
e acompanha os passos do meu destino.)

E sabes por que foi esse pão,
Minha mãe,
Aquele de que eu mais gostei,
E acompanha os passos do meu destino?
É porque ele também era,
Como sabes bem,
Trabalho do homem e fruto da terra.

E continha na sua génese,
O teu abençoado pão,
Não o Corpo Místico de Cristo,
Mas o saber da tua alma,
E o amor do teu coração.

In Livro “ O Acordar das Emoções” – Tartaruga Editora.



Sem comentários:

Enviar um comentário